Criança de nove meses morre com meningite em Santa Rosa

Uma criança de nove meses de idade morreu com meningite em Santa Rosa e a família reclama do atendimento recebido pela pequena paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

 

Conforme notícia divulgada no site da Rádio Noroeste, os pais teriam procurado a UPA na última segunda-feira (28) porque a menina estava com febre alta. Após ser examinada, ela teria recebido medicação para controlar a febre e dor de ouvido e liberada, segundo relato feito pelo pai da criança em seu perfil no Facebook.

 

O quadro da criança, no entanto, se agravou no outro dia e a família a levou novamente a UPA. Ela teve que ser internada na UTI, mas acabou morrendo às 17h.

A causa da morte, confirmada por exames, foi meningite. Mesmo com o diagnóstico, material foi coletado e encaminhado para o Laboratório de Saúde Pública do RS (Lacen) em Porto Alegre.

 

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

 

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

 

A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

 

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção.

 

Os sintomas mais comuns da meningite são:
Febre alta repentina
Forte dor de cabeça
Pescoço rígido
Vômitos
Náusea
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões
Sonolência
Fotossensibilidade
Falta de apetite
Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Fonte: Rádio Colonial

Mostre Mais
Close