CTG Guardiões da Fronteira realiza escolha de prendas e peões

Neste sábado, 23, o CTG Guardiões da Fronteira de Tenente Portela estará realizando o 1º Entrevero de Peões e Ciranda de Prendas da entidade. Trata-se da escolha dos peões e prendas que vão representar a entidade nos próximos dois anos.

Crianças, jovens e adultos associados da entidade, de ambos os sexos, inscreveram-se, preenchendo o regulamento do evento e concorrem aos títulos de Prendas Dente de Leite, Mirim, Juvenil e Adulta, no caso do sexo feminino, e Piazito, Piá, Guri e Peão para o sexo masculino.

Na parte da manhã as atividades ocorrem na Escola Municipal Ayrton Senna, com início às 8hs, onde as categorias mirim/piá, juvenil/guri e adulta/peão farão prova escrita com duração de duas horas, para conhecimento em geografia, história, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul e a história do CTG Guardiões. Para categorias Dente de Leite/Piazito, a prova será um desenho dentro do contexto gaúcho. Em seguida, haverá a mostra folclórica ou arte tradicional para as prendas, com temas diferentes para cada categoria. No masculino, haverá prova da vaca parada para a categoria Piazito, cevar o chimarrão para Piá e encilhar o cavalo para Guri e Peão.

Na parte da tarde, com início às 14 horas, acontecem as provas artísticas, com dança de salão, dança tradicional, apresentação de poesia, música ou instrumental para todas as categorias. Esta atividade acontece no Centro Cultural e será aberta ao público.

Toda a parte de elaboração e aplicação das provas escritas, bem como correção e também a avaliação das mostras, provas campeiras e artísticas são coordenadas pela 20ª Região Tradicionalista, os avaliadores serão todos vindos de outros municípios da região.

Esta é a primeira vez que o CTG Guardiões da Fronteira realiza este concurso seguindo os padrões do MTG.

Mostre Mais
Close