Representantes da Cresol Sicoper participam do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos em Cooperativismo

Buenos Aires sediou o evento que reuniu mais de 200 participantes de seis países

      Na última semana, de 01 a 05 de agosto, representantes de Cooperativas Singulares e da Central do Sistema Cresol Sicoper participaram do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos em Cooperativismo, na Universidade Federal de Buenos Aires, cujo tema desta edição foi “As Cooperativas como construtoras de inclusão”. O encontro reuniu aproximadamente 200 participantes da América Latina, sendo que a comitiva de 36 participantes da Cresol foi coordenada pelos acadêmicos do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, iniciada em 2017, o qual é uma parceria da Cresol Sicoper com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
A programação teve como objetivos oportunizar espaços diferenciados de aprendizagem, com experiências de gestão de cooperativas no contexto internacional e do Mercosul, e incentivar os acadêmicos à inovação e ao empreendedorismo. O evento contou com apresentações de estudos de forma simultânea, possibilitando aos acadêmicos a socialização de conhecimentos sobre o cooperativismo nos mais diversos âmbitos. A viagem também visou oportunizar o intercâmbio cultural e a integração universitária no âmbito da Rede Internacional de Universidades (RED, CIDIR e FEBAP) e promover a cooperação entre estudantes e professores das organizações envolvidas.
Airton Rodrigues da Silva, colaborador da Cresol Posto de Atendimento de Santa Rosa, foi um dos participantes do Encontro e, na oportunidade, apresentou sua pesquisa, sob o tema “Estudo sobre as organizações cooperativas do Noroeste Gaúcho, direcionado ao fortalecimento, sustentabilidade e inovação do cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento regional”. Conforme Silva, aliar a prática à teoria, consultando o que está sendo investigado e estudado sobre o cooperativismo, enriquece o trabalho no dia a dia. “Conhecer outras experiências cooperativistas é bastante válido para fomentarmos esse modelo. Tivemos a honra de apresentar o trabalho que a Cresol vem realizando, despertando o interesse e mostrando que temos muito a contribuir com os demais países. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse trabalho, levando, por exemplo, à próxima edição do evento mais colegas para partilhar dessa experiência”, enfatiza Silva.
Pedro Luís Büttenbender, professor do MBA, salienta que este evento científico multidisciplinar é reconhecido como um dos mais importantes no campo da pesquisa latinoamericana sobre cooperativas, qualificando os processos de formação, oportunizando a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de gestão e desenvolvimento das instituições. “Ao longo das edições, os encontros de pesquisadores têm estimulado a reflexão sobre as questões de cooperação na região e promoveram a criação de um debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivando o fortalecimento das relações entre o âmbito de cooperação e campo acadêmico”, conclui Büttenbender. A organização do evento informou que a próxima edição deverá acontecer na Colômbia, em 2020.

______________________________
Assessoria de Comunicação da Cresol Sicoper

Mostre Mais
Close