2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO

De 1º a 30 de novembro a Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS) realizará a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Rio Grande do Sul.

Seguindo o cronograma estadual vimos por meio deste avisar a todos os agricultores e produtores rurais que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Novo, estará realizando também a campanha de vacinação no mesmo período do estado do RS no município.

O Secretário da Agricultura de Campo Novo Leandro Dorneles salientou da importância de destacar que não há mais doação de vacinas contra a febre aftosa pela SEAPI/RS. Sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de bovídeos que possuam, deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado para a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa. Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, na Inspetoria de Campo Novo. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis, após o término da etapa (07/12). Aqueles que não comprovarem a vacinação sofrerão sanções, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

A Febre Aftosa é conhecida por ocasionar grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos no RS foram registrados nos anos de 2000 e 2001 e tiveram como consequências diretas o sacrifício de mais de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença.

Fonte: Coordenação do Programa de Febre Aftosa da SEAPI/RS

Mostre Mais
Close