Descarte irregular de entulho e lixo chama atenção em Santo Augusto

O fim de ano se aproxima e com ele o movimento na cidade aumenta devido a pessoas que chegam para visitar familiares. Diante disso, o que todos querem é um ambiente bonito e limpo para receber os visitantes.

Esse trabalho não é obrigação exclusiva da Prefeitura, mas também de cada morador que tem a responsabilidade de cuidar do que lhe cabe como propriedade, e aí, diante das famosas “faxinas” surgem àqueles objetos que não queremos mais, os entulhos.

A Rádio Querência recebeu denúncias de todo o tipo de material que está sendo descartado irregularmente, entre eles, colchões, televisores, sofás, etc. Quem passa pela Rua Guaíba no bairro Santo Antônio, por exemplo, tem o desgosto de ver tudo isso e também muito lixo jogado nas proximidades de matagais ou pior, de riachos. O mesmo acontece no bairro Santa Rita e no São João – no perímetro urbano e também na estrada que liga o bairro à ERS-155.

Como ainda não existe lei municipal para punir quem coloca entulho na rua, a consciência de cada um quanto à poluição visual e ambiental é fundamental. Porém, a legislação federal elenca sansões para condutas e atividades prejudiciais ao meio ambiente, e em casos mais graves pode ser determinada inclusive a prisão dos infratores.

Por isso, denúncias de flagrante de situação de descarte irregular podem e devem ser feitas para o Fiscal de Posturas no número 3781-5238. A atenção para o cronograma de coleta de entulhos em Santo Augusto também é muito importante, pois faltando pouco mais de um mês para o início das festas de fim de ano, em muitos lugares não será mais feita a coleta desses materiais.

Atualmente, os servidores da Prefeitura estão no bairro Santa Fé e após seguirão para o Leonísio Gonzatto – acima da Avenida Pedro Campos. Depois a coleta será Leonísio abaixo da Avenida, Getúlio Vargas, Santa Rita, Zeca Silva, Glória, Santo Antônio, Cerro Azul, Tiradentes, São João, Petrópolis, São Francisco, Floresta, Santa Fé, Leonísio acima da Avenida.

Outro lembrete é quanto ao descarte de lixo eletroeletrônico. Esses materiais, como telefones, televisores, cabos de computadores, máquinas de lavar, geladeiras, entre outros, não podem ser descartados em lixo comum nem mesmo como entulho, mas sim, durante a campanha que acontece na Praça Pompílio Silva com o caminhão da Natussomos. Há possibilidade de o caminhão vir ainda esse ano, mas não há data confirmada. Desse modo, a dica é guardar na sua residência todos esses materiais, e esperar a campanha para descarte correto.

 

Fonte: RÁDIO QUERÊNCIA

Mostre Mais
Close