Jonas Brothers copiaram Portugal the Man, que copiaram Marvelettes? Compare hits ‘trigêmeos’ de 2019, 2017 e 1961

Banda que vem ao Lollapalooza SP acusou trio de copiar 'Feel it still' na nova faixa 'Sucker', mas eles mesmos 'pegaram emprestada' melodia de 'Please Mr. Postman'. OUÇA as 3 e compare.

Pode reclamar de cópia se sua obra também é copiada? Para o Portugal the Man, banda que vem ao Lollapalooza SP, pode sim. Eles acusam os Jonas Brothers de plagiar “Feel it still” na nova música “Sucker”. Só que o hit deles, por sua vez, pega “emprestada” a melodia de “Please Mr. Postman”, gravado em 1961 pelas Marvelettes. Ouça acima as três faixas.

Seja plágio, cópia assumida ou coincidência, a fórmula é mágica. As três faixas são os pontos altos nas paradas dos respectivos grupos – Marvelettes, Portugal the Man e Jonas Brothers. “Sucker” é a atual líder da “Billboard” nos EUA, primeira na carreira dos Jonas Brothers.

A polêmica foi levantada na conta do Portugal the Man no Twitter, três dias depois do lançamento da música do Jonas Brothers. “Sucker” saiu no dia 1º de março, e marcou a volta do trio de irmãos após seis anos separados.

No dia 4, o Portugal the Man (banda dos EUA e não portuguesa, apesar do nome) começou a compartilhar dezenas de reclamações e memes de fãs sobre as semelhanças de “Sucker” com “Feel it still”.

Só que depois de republicar as reclamações, o Portugal the Man escreveu: “Para ser justo, o refrão de ‘Feel it still’ soa muito parecido a ‘Please Mister Postman’, das Marvelettes… O que nós respeitosamente informamos e agradecemos a elas em todas as chances que tivemos. É assim que se faz, Jonas Brothers.”

LORDS OF PORTLAND

@portugaltheman

To be fair, the chorus of Feel It Still sounds very similar to Please Mister Postman by the Marvellettes… Which we respectfully cleared and thanked them for every chance we got. As one does. @jonasbrothers

Esse é o argumento do Portugal the Man: enquanto eles admitiram o uso da melodia das Marvelettes desde antes do lançamento de “Feel it still”, e inclusive deram os créditos de composição aos autores de “Please Mr. Postman”, os Jonas Brothers não fizeram isso.

O trio ainda não comentou sobre as reclamações.

‘Trigêmeas’ salvadoras

A batida seca, os vocais agudos com linha de baixo ao estilo doo-wop conseguiram se destacar em todos os contextos: o trio pop adolescente de New Jersey, a banda de indie rock do Alasca e o girl group de Michigan.

The Marvelettes, "Please Mr. Postman" — Foto: DivulgaçãoThe Marvelettes, "Please Mr. Postman" — Foto: Divulgação

The Marvelettes, “Please Mr. Postman” — Foto: Divulgação

Em 1961, “Please Mr. Postman” lançou em grande estilo a carreira do grupo vocal feminino Marvelettes. A música foi criada na Motown, fábrica de hits do soul e r&b dos EUA. Foi não só o primeiro nº 1 na “Billboard” das cantoras, como da própria Motown.

“Please Mr. Postman” ainda seria gravada pelos Beatles (mas não lançada como single) e voltaria ao primeiro lugar da Billboard em 1975, na versão dos Carpenters.

Já “Feel it still” foi uma surpresa na carreira do Portugal the Man. A banda já estava estabelecida como um nome mediano em um momento de baixa do indie rock dos EUA. Entre 2006 e 2013, lançaram sete discos, cinco independentes e dois pela gravadora Columbia.

Integrantes do Portugal The Man posam ao lado de figurinos da exposição de David Bowie em SP — Foto: Divulgação/MISIntegrantes do Portugal The Man posam ao lado de figurinos da exposição de David Bowie em SP — Foto: Divulgação/MIS

Integrantes do Portugal The Man posam ao lado de figurinos da exposição de David Bowie em SP — Foto: Divulgação/MIS

Chegaram a tocar no Lollapalooza SP em 2014 – na época, o G1 disse que a banda “levaria psicodelia” ao festival. Só que em 2017 veio o sucesso surpresa com o grande público em “Feel it still”.

“Sempre que você pega emprestada a melodia de ‘Please Mr. Postman’, acho que vai funcionar”, disse o vocalista John Gourley à revista “Billboard”, comemorando o 4º lugar no Hot 100, posição máxima de “Feel it still”, feito inédito na carreira deles.

Já “Sucker” conseguiu algo improvável: virar a primeira música dos Jonas Brothers no topo do Hot 100, principal parada da “Billboard”. A banda pop adolescente teve seus altos e baixos, mas nunca tinha alcançado esse feito. Faltava essa base infalível…

Capa da nova música 'Sucker' do Jonas Brothers — Foto: Reprodução/Twitter/JonasBrothersCapa da nova música 'Sucker' do Jonas Brothers — Foto: Reprodução/Twitter/JonasBrothers

Capa da nova música ‘Sucker’ do Jonas Brothers — Foto: Reprodução/Twitter/JonasBrothers

Fonte: G1

Mostre Mais
Close