As escolas municipais de Tenente Portela estão todas engajadas no processo da implantação da coleta seletiva do lixo. Além de trabalhar o tema em sala de aula, os educandários disponibilizam duas lixeiras dentro da sala de aula orientando os estudantes quanto a separação do lixo seco e do lixo úmido. Ao mesmo tempo, foram instaladas no pátio dos centros de ensino as lixeiras coletoras, que orientam a divisão entre papel, plástico, metais, vidros e orgânicos.
Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno do Bairro Operário, professora Eliziane Cechinatto as lixeiras coletoras irão contribuir na orientação e adaptação das crianças com o novo método de recolhimento dos resíduos. “Assim eles fazem a separação na prática. Nós conversamos com os alunos sobre a separação e da importância de fazê-la em casa. Agora nós também fazemos a separação na escola”, ressaltou a diretora do educandário que possui atualmente 109 alunos matriculados.
Para o Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Portela, professor José Leandro Matte, as lixeiras coletoras irão contribuir na aprendizagem dos 128 alunos do Bairro São Francisco. “As lixeiras ajudam na conscientização para a reciclagem, mostrando que é possível fazer o reaproveitamento”, disse ele.
As duas lixeiras instaladas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna, no centro da cidade, vem complementar aquilo que é trabalhado nas aulas pelos professores. “É uma ação que veio para sensibilizar os alunos a respeito da importância de separar o lixo. Além das lixeiras coletoras, cada sala de aula possui dois recipientes para efetuar a separação”, disse o diretor Tiago Wollmann. Ele acredita que os 426 alunos do educandário irão contribuir também na conscientização das famílias em casa quanto a separação do lixo.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sadi Fortes, do Bairro Rubino Marroni, os 40 alunos também estão separando os resíduos. “A gente trabalha quase que diariamente esta questão do lixo e as lixeiras coloridas estimulam as crianças a cuidar o tipo de material a depositar em cada uma delas”, garantiu a Diretora Dulce Dalla Lana Moresco.
A bióloga Juliana Henzel, responsável pelo processo de implantação da Coleta Seletiva em Tenente Portela disse que em breve a equipe do Departamento de Meio Ambiente estará desenvolvendo uma série de atividades com os estudantes da rede municipal e estadual de ensino a fim de provar o quanto é fundamental efetuar a separação do lixo para a preservação do meio ambiente.
Conforme a Secretária de Educação, Geni Kasper Carboni, todas as escolas municipais, tanto do ensino fundamental quanto da educação infantil receberam as lixeiras, inclusive às escolas do campo. Segundo ela, a pasta da educação está toda empenhada neste processo de implantação e de adaptação da coleta seletiva do lixo, pois é evidente o importante papel que a escola desempenha junto a comunidade escolar, com a preservação do meio ambiente.
Fonte: ASCOM