Capa » Notícias » Pista do aeroporto de Frederico Westphalen será asfaltada

Pista do aeroporto de Frederico Westphalen será asfaltada

O projeto é antigo, ousado, mas tem o apoio e a participação de empresários e lideranças políticas de Frederico Westphalen e outros municípios da região. Com uma iniciativa da diretoria do Aeroporto Deputado Leonel de Moura Brizola, de Frederico Westphalen, da prefeitura e do deputado federal, Vilson Covatti (PP), a pista do aeroporto poderá ser asfaltada. Com investimento aproximado de R$ 800 mil – proveniente de uma emenda futura do parlamentar – para asfaltar os 27 mil metros quadrados de pista, a expectativa é de que o tráfego de aeronaves aumente, principalmente para transporte de pessoas.

– Com a pista do aeroporto asfaltada, teríamos a possibilidade de receber jatos de pequeno porte. Além disso, esses investimentos proporcionarão muitas mudanças e vai gerar crescimento econômico, com mais fluxo de aeronaves, pois temos abastecimento e suporte para receber as pessoas que vêm fora –, destacou o presidente do Aeroporto de Frederico Westphalen, Luis Eduardo Milani.

O investimento de dinheiro público no aeroporto somente será possível devido à doação do eixo da pista e do acesso à pista – incluindo a sala de embarque – à Prefeitura de Frederico Westphalen. Conforme Milani, a Ata já foi aprovada pela diretoria e a documentação está sendo preparada para oficializar a doação.

Segundo o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, há um interesse muito grande da Administração Municipal na concretização do objetivo de asfaltar a pista, pois existem exemplos de municípios que registraram intenso crescimento econômico devido à ampliação de tráfego que um aeroporto proporciona, principalmente nos setores industriais e empresariais. “Vamos fazer o possível para agilizar e concretizar esse pleito, que é a pavimentação asfáltica da pista em um primeiro momento. Depois, buscaremos toda a documentação e interesse das empresas para o voo comercial”, destacou.

Oportunidade de negócios

Com pista asfaltada, aumento do tráfego aéreo e maior movimentação do aeroporto, além de facilitar o desenvolvimento econômico, as distâncias em relação a outras cidades seria “reduzida”. De acordo com Milani, uma empresa de transporte aéreo já demonstrou interesse em operar em Frederico Westphalen e oferecer o serviço de táxi aéreo. “As pessoas poderiam deixar de usar seus carros e enfrentar horas de estrada para ir a cidades mais longes. Até Porto Alegre, por exemplo, de avião levaria 50 minutos de viagem”, ressaltou.

 

Atualmente…

…a pista do Aeroporto Deputado Leonel de Moura Brizola, o Aeroclube de Frederico Westphalen, tem 900 metros de comprimento por 30 metros de largura, totalizando 27 mil metros quadrados.

Com a pista asfaltada…

…o Aeroporto de Frederico Westphalen poderia receber jatos de pequeno porte com capacidade de transportar até 30 passageiros.

Para se tornar aeroporto comercial…

…a pista precisaria ter, no mínimo, 1,2 mil metros de comprimento por 30 metros de largura, e para que isso fosse concretizado, seria necessário construir um viaduto sobre o trevo que dá acesso a ERS-150 para comportar a cabeceira da pista.

 

Fonte e foto: Folha do Noroeste

Anterior: Pagamento do funcionalismo estadual começa na quarta-feira
Próximo: Novo carregamento de cerveja argentina foi apreendido na BR468

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

Scroll To Top